Sobre o projeto

A exposição virtual “Machado de Assis: primeiras edições e raridades” decorre da exposição presencial com o mesmo nome realizada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin de setembro a dezembro de 2018. Naquela ocasião, a Machadiana da BBM foi apresentada ao público pela primeira vez, revelando a importância do conjunto e seu potencial para a realização de estudos sobre a história da literatura, da edição, da imprensa, da sociabilidade literária e do colecionismo no Brasil.

A apresentação da Machadiana da BBM em plataforma digital garante o acesso público, gratuito, universal e permanente à maior coleção de primeiras edições de Machado de Assis sob a guarda de uma instituição pública no Estado de São Paulo. O objetivo é contribuir para a construção, aplicação e difusão de conhecimentos relativos ao principal escritor brasileiro do século XIX, que desperta interesse de público amplo, tanto pela qualidade e variedade de sua obra como pela sua presença nos currículos escolares e nos principais vestibulares do país. 

O presente projeto decorre da atuação de Hélio de Seixas Guimarães, desde 2015, como Pesquisador Associado da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. A exposição presencial contou com a colaboração do então mestrando Fernando Borsato dos Santos, das então pós-doutorandas Ieda Lebensztayn e Luciana Antonini Schoeps e da bolsista de Iniciação científica Rebeca Silva Santana. 

Esta exposição virtual foi desenvolvida com a colaboração de alunos de graduação, no âmbito do Programa Unificado de Bolsas (PUB), da Universidade de São Paulo.  

No projeto “Machado de Assis na BBM Digital”, desenvolvido de setembro de 2020 a agosto de 2021, participaram Ana Maria Gaspar Paes e Nayara Capelo da Silva durante todo o período, e Letícia Pinheiro de setembro de 2020 a janeiro de 2021. As bolsistas participaram da primeira etapa de planejamento da exposição e são responsáveis pela elaboração dos “txts”, textos editáveis com a transcrição de exemplares selecionados das primeiras edições de Machado de Assis.

Do projeto “Machado de Assis: primeiras edições e raridades – exposição e catálogo virtuais”, com duração de setembro de 2021 a agosto de 2022 participaram Ana Maria Gaspar Paes, Henrique Lima Felix e Nicholas Fernando de Lima Laurentino, que colaboraram na pesquisa e elaboração de textos, tomando como base o livro Machado de Assis: primeiras edições e raridades, elaborado por Hélio de Seixas Guimarães, Ieda Lebensztayn e Luciana Antonini Schoeps.